Movimento Sepé Tiarajú
PARTICIPANTES:
Anahy Fagundes Dias Fonseca, psiquiatra Instituto Junguiano (IJRS) e Associação Médica Espírita do RGS (AMERGS); Corina Post (IJRS), analista junguiana; Diego Bosle Dias (FALA); Fernando Lorenz de Azevedo, Instituto Francisco Valdomiro Lorenz; Gelson Luis Roberto (IJRS/AMERGS), analista, psicólogo;Jeizebel Melo da Silva, Instituto Francisco Valdomiro Lorenz; Maria da Graça Cavalheiro (AMERGS); Patrícia Costa da Silva, psicóloga da Brahma Kumaris; Rosa Maria Brizola Felizargo (IJRS); Rosangela Correa da Rosa (MP/Promotora de Justiça); Silvia Tejadas (MP/DAT); Vera Lúcia Gonçalves Rodrigues (FERGS).
2. OBJETIVOS DO MOVIMENTO SEPÉ TIARAJÚ:
1. Desenvolver ações para valorização da educação escolar, visando a substituição do conformismo com a exclusão escolar por um discurso de valorização da educação escolar.
2. Contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas, com adesão dos professores à educação para a paz.
3. Organizar uma rede de palestrantes voluntários sobre a temática.
4. Desenvolver campanha publicitária para sensibilizar os pais sobre a importância da educação escolar e da cultura para a paz em casa e na escola.
5. Difundir a idéia de que a Educação é um direito-dever, construindo um discurso de responsabilidade dos pais e parental.
6. Com essas ações, contribuir para reduzir os índices de evasão escolar e de reprovação escolar.
3. AÇÕES:
I - Realizar, no Município sede, uma conferência de abertura e sensibilização para exposição dos objetivos e ações do Movimento Sepé Tiarajú.
II – Promover, nas escolas parceiras, oficinas com professores, visando sensibilizá-los para a adesão à prática da cultura da paz e para a grande importância da escola, como instrumento do conhecimento em sentido amplo, na vida das crianças e adolescentes mais necessitados, e com os pais, visando sensibilizá-los para uma cultura da paz na família e para a importância de manterem os filhos na escola.
III. Promoção de ações de apoio e valorização da escola:
- Incentivo e apoio às escolas para que realizem projetos para promover a educação para a paz, especialmente na relação com as famílias.
- Publicação no site do Instituto Francisco Lorenz e premiação de incentivo aos trabalhos realizados.
IV- Desenvolvimento de campanha publicitária para sensibilizar os jovens da importância da educação escolar.
- Realização de parcerias para veiculação da campanha na mídia regional.
Municípios envolvidos:
Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Giruá, Santo Ângelo, São Miguel das Missões, Senador Salgado Filho e Vitória das Missões. |